domingo, 1 de maio de 2011

Exú: Orixá do Candomblé

Os caminhos (qualidades) de Exú aqui relacionados, dizem respeito ao Orixá Exú do Candomblé, não tendo relação com os Exús da Quimbanda.
Oba Iangui: o primeiro, foi dividido em várias partes, segundo seus mitos.
Agba: o ancestral, epíteto referente à sua antiguidade.
Alaketu: cultuado na cidade de Ketu onde foi o primeiro senhor.
Ikoto: faz referência ao elemento Ikoto que é usado nos assentos. Esse objeto lembra o movimento que Exú faz quando se move como um furacão.
Odara: fase benéfica quando ele não está transitando caoticamente.
Oduso: quando faz a função de guardião do jogo de búzios.
Igbaketa: o terceiro elemento, faz alusão aos domínios do Orixá e ao sistema divinatório.
Akesan: quando exerce domínio sobre os comércios.
Jelu: nessa fase ele regula o crescimento dos seres diferenciados. Culto em Ijelu.
Ina: quando é invocado na cerimônia do Ipade regulamentando o ritual.
Onan: referência aos bons caminhos.
Ojise: com essa invocação ele fará a sua função de mensageiro.
Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui total domínio.
Elebo: possui as mesmas atribuições com caracterizações diferentes.
Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijexá.
Maleke: o mesmo citado acima.
Lodo: senhor dos rios, função delicada, dado a conflitos de elementos.
Loko: como ele é assexuado nessa fase tende ao masculino simbolizando virilidade e procriação.
Oguiri Oko: ligado aos caçadores e ao culto de Orunmilá-Ifá.
Enugbarijo: nessa forma Exú passa a falar em nome de todos os orixás.
Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orunmilá.
Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e tudo que foi petrificado.
Olobe: domina a faca e objetos de corte. É comum assenta-lo para pessoas que possuem posto de Asogun.
Woro: vem da cidade do mesmo nome.
Marabo: aspecto de Exú, no qual cumpre o papel de protetor Ma=verdadeiramente, Ra=envolver, bo=guardião. Também chamado de Barabo= Exú da proteção, não confundi-lo com seu Marabô da Quimbanda.
Soroke: apenas um apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto, portanto qualquer orixá pode ser Soroke.

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